Na manhã de sexta-feira, 12 de julho, uma operação integrada das Polícias Militar e Civil, denominada “Estanque”, resultou na prisão em flagrante de quatro indivíduos pelo crime de tráfico de drogas no município de Jacundá, localizado no sudeste do Pará. Durante a ação, foram apreendidos aproximadamente 1,5 kg de entorpecentes, além de dinheiro, um aparelho celular e outros materiais utilizados para embalar e vender drogas.
As diligências foram realizadas nos municípios de Jacundá e Marabá, visando desmantelar grupos criminosos atuantes na região. Em Jacundá, a operação identificou e prendeu quatro homens, membros de uma organização criminosa, com uma quantidade significativa de drogas.
O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, afirmou que as operações na região continuarão indefinidamente para combater o crime e garantir a segurança da população. “Temos visto resultados importantes em cada ação desencadeada pelos órgãos que estão atuando na região, portanto, vamos seguir com as diligências em combate a qualquer crime que possa estar ocorrendo, a exemplo do tráfico de drogas, mas também para localizar todos os envolvidos diretamente nos últimos homicídios”, afirmou Machado.
O superintendente da 9ª Região Integrada de Segurança Pública, João Paulo Benevenuto, destacou a importância do trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar. “Nos últimos cinco dias, o trabalho integrado já resultou na prisão de seis pessoas. Uma liderança desses grupos também foi identificada e, durante uma abordagem, entrou em confronto com a polícia e veio a óbito. Foram apreendidos cerca de 7 kg de drogas. Todos esses resultados ressaltam a desarticulação dos grupos criminosos em conflito e vão auxiliar na apuração dos homicídios ocorridos”, disse o delegado.
Os quatro presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Jacundá para os procedimentos cabíveis e estão à disposição da Justiça.
A força-tarefa, que conta com a participação de diversas unidades especializadas das Polícias Militar e Civil, incluindo as Delegacias de Homicídios de Tucuruí e Marabá, o Núcleo de Apoio à Investigação de Tucuruí, a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais e o Batalhão de Missões Especiais, segue com diligências terrestres, sobrevoos e reforço ostensivo para garantir a segurança da população local.
A Segup reforça a importância da colaboração da população. Informações que possam auxiliar nas investigações podem ser repassadas através do Disque-denúncia 181 ou via WhatsApp pelo número (91) 98115-9181, com a atendente virtual Iara. O sigilo e o anonimato são garantidos.